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Continuamos hoje com a nossa série de posts dedicados aos mitos do Jogging. Hoje: será possível perder muito peso só a correr?

 

Mito: Correr é a melhor maneira de perder peso.

 

Resposta: É (parcialmente) verdade.

 

Uma corrida moderada, a cerca de 11km/h gasta cerca de 920 calorias/hora. Quase quatro vezes mais do que as mesmas calorias que se gastam a pedalar à mesma velocidade. Correr é realmente o exercício onde se gastam mais calorias, mesmo comparados com outros como andar de bicicleta ou mesmo nadar. 

 

No entanto, para perder peso, não basta correr regularmente. Isto porque aqui entra um princípio básico da física: quanto mais calorias consumirmos, mais dificilmente as gastaremos com o exercício físico. Por isso uma perda de peso efectiva só acontecerá com um consumo racional de calorias. 

 

Deixo ainda uma tabela comparativa, extraída daqui:

 

Bicycling - 6 mph - 240 cals./hr.

Bicycling - 12 mph - 410 cals./hr.

Cross-country skiing - 700 cals./hr.

Jogging - 5 ½mph - 740 cals./hr.

Jogging - 7 mph - 920 cals./hr.

Jumping rope - 750 cals./hr.

Running in place - 650 cals./hr.

Running - 10 mph - 1280 cals./hr.

Swimming - 25 yds/min - 275 cals./hr.

Swimming - 50 yds/min - 500 cals./hr.

Tennis-singles - 400 cals./hr.

Walking - 2 mph - 240 cals./hr.

Walking - 3 mph - 320 cals./hr.

Walking - 4½ mph - 440 cals./hr.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:05


2 comentários

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De Miguel a 24.02.2010 às 11:49

Como eu costumo dizer: ninguém emagrece só com dietas ou só com corridas! Na verdade, a maioria das pessoas que deseja emagracer limita-se a fazer uma dieta (errada) de restrição alimentar. Eu digo sempre que é preferível comer racionalmente e fazer algum tipo de exercício físico! No meu caso, faço o contrário! Ou seja, comecei pelo exercício! A minha grande batalha prende-se agora com o facto de me apetecer digerir uma vaca inteira após as corridas!
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De CityJogger a 24.02.2010 às 12:17

É verdade que o exercício ainda por cima aumenta o apetite :)

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