Estamos a viver um inverno particularmente pesado e os dias chuvosos obrigam-nos a não poder escolher o melhor momento para ir correr. Já não há maneira de evitar correr à chuva, pelo que é bom sabermos os principais cuidados a ter.
Há dois tipos de chuva. Chuva com vento e sem vento. A diferença é que a última faz com que fiquemos encharcados muito mais rapidamente, sobretudo se não tivermos um bom impermeável.
Eis alguns dos cuidados básicos a ter quando chove:
- Usar um casaco leve impermeável
- Usar um boné de corrida leve (é incrível como ajuda)
- Usar calças de protecção leves
- Usar calçado adequado
- Ter muita atenção ao piso e aos obstáculos
Infelizmente eu não tenho ténis de corrida impermeáveis (acho que existem), mas tenho um par mais gasto, que costumo usar para dias de chuva. Assim podem molhar-se à vontade e o piso mais gasto acaba por adequar-se melhor ao piso molhado, escorregando menos. E depois podemos pô-los a secar e usar o outro par para dias secos.
Ao correr é preciso olhar com atenção para poças de água que podem esconder buracos e evitar toda a água acumulada, porque torna os nossos pés mais pesados. Quanto ao peso da água no corpo, torna-se mais fácil de aguentar depois dos primeiros 15 minutos, porque o calor corporal ajuda a secar a roupa. Um passo mais lento pode também ajudar a acumular menos água, sobretudo se estiver vento. Também aconselho a virar a pala do boné para frente quando chover mais e virá-la para trás quando chover menos (ajuda a refrescar).