porque o melhor da vida passa a correr
comentar
publicado por CityJogger, em 17.02.10 às 09:08link do post | favorito

 

 

Estamos a viver um inverno particularmente pesado e os dias chuvosos obrigam-nos a não poder escolher o melhor momento para ir correr. Já não há maneira de evitar correr à chuva, pelo que é bom sabermos os principais cuidados a ter. 

 

Há dois tipos de chuva. Chuva com vento e sem vento. A diferença é que a última faz com que fiquemos encharcados muito mais rapidamente, sobretudo se não tivermos um bom impermeável. 

 

Eis alguns dos cuidados básicos a ter quando chove:

  • Usar um casaco leve impermeável
  • Usar um boné de corrida leve (é incrível como ajuda)
  • Usar calças de protecção leves
  • Usar calçado adequado
  • Ter muita atenção ao piso e aos obstáculos

Infelizmente eu não tenho ténis de corrida impermeáveis (acho que existem), mas tenho um par mais gasto, que costumo usar para dias de chuva. Assim podem molhar-se à vontade e o piso mais gasto acaba por adequar-se melhor ao piso molhado, escorregando menos. E depois podemos pô-los a secar e usar o outro par para dias secos. 

 

Ao correr é preciso olhar com atenção para poças de água que podem esconder buracos e evitar toda a água acumulada, porque torna os nossos pés mais pesados. Quanto ao peso da água no corpo, torna-se mais fácil de aguentar depois dos primeiros 15 minutos, porque o calor corporal ajuda a secar a roupa. Um passo mais lento pode também ajudar a acumular menos água, sobretudo se estiver vento. Também aconselho a virar a pala do boné para frente quando chover mais e virá-la para trás quando chover menos (ajuda a refrescar). 

tags: ,

Miguel a 17 de Fevereiro de 2010 às 14:27
Ainda ontem fui correr à chuva! Felizmente estava fraquinha. A maior dificuldade que senti foi o facto de ter menos aderência ao piso (corro normalmente na cidade e os passeios de calçada são bastante traiçoeiros!!). Mas um bom corta-vento impermeável é essencial.

CityJogger a 17 de Fevereiro de 2010 às 15:52
Olá Miguel. De facto os passeios podem ficar muito escorregadios. Eu tive ontem o mesmo problema, e fui variando estrada e passeio. Tenho de falar sobre os pisos numa outra oportunidade.

Abraço!

Eduardo a 30 de Dezembro de 2010 às 15:45
Eu vou dar uma corridita agora de 20 minutos.
Estive 5 semanas parado por causa da cartilagem, mas, felizmente estou de volta. Está de chuva e é assim é que gosto...

CityJogger a 31 de Dezembro de 2010 às 09:31
Boa recuperação Eduardo!



pesquisar