porque o melhor da vida passa a correr
comentar
publicado por CityJogger, em 04.02.10 às 10:44link do post | favorito

 

 

Os músculos respondem em função do calor e do frio. Se compreendermos este princípio, é meio caminho andado para evitar muitas lesões musculares. 

  • Antes da corrida, os músculos estão frios. 

Um músculo frio é menos flexível e está mais retraído (mais curto). Quanto posto sobre pressão - por exemplo por corrida rápida, sem preparação - o músculo é forçado à extensão de imediato e pode romper. 

 

Solução

 

Aquecer os músculos antes de correr, para que estejam preparados para o esforço. Como? O ideal é começar com pequenos passos e ir aumentando gradualmente a passada até estarmos em passo de corrida. E mesmo aí, não acelerar de imediato, mas atingir um ritmo adequado, de modo progressivo, para que a musculatura vá aquecendo. Pessoalmente acho que é positivo uma pequena sessão de stretching antes de correr (ver mais abaixo). 

  • Depois e durante a corrida, os músculos estão quentes (produzem calor).

Quando saímos da sessão de treino e paramos, os músculos estão ainda a produzir calor e estão alongados e flexíveis. Quanto mais arrefecerem, mais curtos vão ficar e mais rígidos se tornarão. Um arrefecimento repentino pode levar a que a musculatura não se regule devidamente, dando origem a dores musculares e lesões. 

 

Solução

 

Stretching. É fácil e devia ser feito todos os dias, mesmo quando não corremos, e a toda a nossa musculatura. Stretching - ou esticar - é essencialmente dar aos músculos a flexibilidade que eles não têm quando estão frios, reforçando as nossas defesas ao choque de uma má postura ou de um esforço imediato. 

 

Pessoalmente aconselho, depois de correr uma pequena sessão com 3 passos (cerca de 5 minutos): 

  1. Fazer stretching aos gémeos/tendões de aquiles, colocando os pés na borda de uma superfície (pode ser um degrau) e deixar cair os calcanhares, durante 15 segundos, sentindo um esforço na barriga inferior da perna (músculos gémeos). 
  2. Fazer stretching mais convencional aos gémeos, contra uma parede (o tradicional nos corredores) e depois à frente da perna, puxando a perna para trás, com o calcanhar contra os glúteos (em ambas as pernas)
  3. Esticar finalmente toda a musculatura da perna, sentando-nos de costas direitas contra uma parede e pernas completamente esticadas, deixando que elas vão descendo lentamente contra o chão. 

Antes de correr eu costumo também fazer os passos 1. e 2. 


Pedro a 5 de Fevereiro de 2010 às 14:41
Boa tarde,

O CityJog está em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Parabéns pelo blog e boa continuação por aqui :)

Pedro

CityJogger a 5 de Fevereiro de 2010 às 14:46
Excelente! Obrigado! :)

http://software_gratis.blogs.sapo.pt/ a 6 de Fevereiro de 2010 às 20:13
Parece-me realmente um blog bastante saudável(ao contrário dos das receitas eh eh eh), parabéns pelo destaque do sapo e bons posts



pesquisar