porque o melhor da vida passa a correr
comentar
publicado por CityJogger, em 13.06.10 às 12:06link do post | favorito

 

A escolha de calçado é, muito provavelmente, a escolha mais importante que um corredor pode fazer para proteger a sua saúde. Os pés são a parte do corpo que está em contacto permanente com o solo e a maneira como os pés entram em contacto e reagem com o solo reflecte-se, positiva ou negativamente, na saúde das pernas e mesmo do tronco.

 

Desde que há marketing desportivo a sério (fins dos anos 70) que as grandes marcas tentam "vender" os benefícios de ténis de corrida cada vez mais avançados. Há que lembrar que os ténis de corrida nos anos 70 e 80 eram bastante diferentes dos ténis de hoje. A grande diferença é que esses sapatos não tinham grande reforço de espuma na sola - eram ténis quase rasos!

 

Quem lê este blog com alguma regularidade poderá saber que eu defendo um estilo natural de corrida, em que se procura a posição natural do pé no impacto com o solo. Nos Estados Unidos esta corrente tem o nome de Zen Running ou Forefoot Running, em que o pé cai, primeiro com a parte da frente e nunca com o calcanhar no chão. Os defensores desta corrente dizem que um estilo de corrida natural (que se aproxima o mais possível de correr descalço) elimina quase por completo as lesões e aumenta a performance do corredor. Eles defendem também que qualquer lesão na parte inferior do corpo pode ser eliminada com corridas descalças em erva!

 

O marketing das grandes marcas, sobretudo durante os anos 90, levou a que os ténis de corrida sofressem uma evolução perniciosa, com um aumento de características que os tornavam atraentes para os corredores amadores. Um ténis simples não vendia - essa era a realidade do mercado inundado por diversas marcas que competiam pelas mesmas vendas. E então surgiram ténis cada vez mais "artilhados", com solas enormes, e mesmo com sistemas de molas e chips electrónicos!

 

Hoje em dia observa-se um "regresso ao passado", aos ténis mais simples dos anos 70 e 80, com pouco reforço de espuma, e que permitem uma passada mais natural e muito menos acolchoada.

 

O ideal seria mesmo corrermos descalços, mas, na impossibilidade de o fazermos, qual é então a melhor opção?

 

Temos de considerar que diferentes corredores têm diferentes necessidades. Mas há um princípio básico que eu aconselho seja seguido: escolham um par de ténis para correr que seja o mais leve possível e que tenha a sola (sobretudo ao nível do calcanhar) o menos possível acolchoada com espuma. Ténis leves e rasos são os ideais para corrida em piso regular como o alcatrão. Mas não demasiado rasos, porque poderão potenciar problemas na base do pé.

 

Vejamos uma opção de cada uma das marcas mais conhecidas de ténis:

 

Nike Lunnar Glide

 

São os ténis que eu uso. Leves e com sola pouco elevada (vejam como a sola é uniforme da ponta do pé ao calcanhar, proporcionando uma passada natural, que não potencia um primeiro contacto ao solo com o calcanhar). Sinceramente tenho tido excelentes resultados com eles e estou muito satisfeito, embora pudessem ser ainda mais leves. Mas são um excelente compromisso entre rigidez e leveza.

 

Adidas adiZero

 

Os melhores ténis de "passada natural" da Adidas são o adiZero. São ténis muito leves e desenhados para quem quer ter uma passada midfoot (meio do pé) ou forefoot (parte da frente do pé). Ou seja, são desenhados também para evitar que a passada comece com o calcanhar, o que potencia uma passada mais natural e com menos lesões.

 

Newton Running

 

Como outsider (sobretudo porque não há venda directa em Portugal) temos ainda de mencionar a Newton Running, que faz produtos específicos para corrida forefoot running. São ténis bastante caros e específicos, mas vale a pena ver o site deles e analisar a oferta.

 

Em conclusão, o melhor mesmo é experimentar e procurar um modelo que lhe sirva a si e que ache o mais confortável, tendo sempre em atenção os pormenores que pude explicar neste curto resumo: tente alcançar um misto de leveza e robustez que assegure uma passada confortável e natural, mas com algum (mas não muito) suporte.

 

Boas corridas!


Czar a 19 de Junho de 2010 às 08:23
Parabéns pelo Blog.

Neste post escrevem "Vejamos uma opção de cada uma das marcas mais conhecidas de ténis". A ASICS, referência no atletismo, não conta?

CityJogger a 19 de Junho de 2010 às 12:46
Olá Czar. Obrigado pela visita. Neste post quis colocar apenas alguns exemplos, mas se tiver uma sugestão deixe por favor nos comentários. Em que modelo da Asics estava a pensar?

Marco a 28 de Outubro de 2010 às 16:11
Boas,desculpem a invasão eu tenho uns Asics hyperspeed 4 e acho-os excelentes,têm uma sola raza e uniforme desde o inicio(frente) até ao final(calcanhar),são super leves (sensivelmente 100 gramas) e até têm um preço razoavel.Estou super satisfeito e recomendo.Boas corridas!!!

CityJogger a 28 de Outubro de 2010 às 17:25
Olá Marco, não invade nada. Bem vindo e obrigado pela opinião! ;)

Sérgio a 25 de Julho de 2010 às 11:16
Olá, bom dia,

Estava na net a procurar referências para uns ténis de corrida, e resolvi colocar aqui uma questão: devido a una queda, fracturei o colo do fémur e tive de colocar uma prótese total da anca direita. Devido ao impacto, a corrida deixou de ser uma actividade muito recomendada. Ainda assim, com uns ténis adequados, julgo que poderei voltar a tentar dar umas corridinhas, ainda que, numa primeira fase, apenas na passadeira do ginásio.
Tenho 45 anos e a ideia é tentar encontrar uns ténis que reduzam, ao máximo, o impacto da passada, de forma a tentar reiniciar a corrida.

Obrigado pela ajuda!

CityJogger a 25 de Julho de 2010 às 11:30
Olá Sérgio.

O ideal, penso, é mesmo alterar a passada para um estilo forefoot, mas consulte sempre o seu ortopedista para confirmar esta opção. Pode ler mais sobre este estilo de passada aqui: http://cityjog.blogs.sapo.pt/3332.html

Carlos lopes a 18 de Outubro de 2011 às 18:01
Como sempre, Show de Bola

joao a 9 de Abril de 2013 às 02:42
boas... ando a querer comprar uns newton para correr... mas não encontro em nenhum lado, podes-me ajudar? onde posso comprar sem ser no site oficial?
obrigado



pesquisar