porque o melhor da vida passa a correr
comentar
publicado por CityJogger, em 28.05.10 às 18:38link do post | favorito

 

Não é segredo nenhum que a hidratação é algo de fundamental para quem corre. Ora, quando falamos de hidratação, é preciso lembrarmos precisamente porque é que necessitamos de nos hidratar quando corremos - a transpiração. O suor é a maneira que o nosso corpo possui de contrabalançar o aumento de temperatura que é gerada pelo esforço físico (os nossos músculos transformam nutrientes e gordura em energia cinética e produzem calor).

 

O corpo tem de manter a temperatura média de 37.º e para isso liberta água na forma de suor. O sistema de glândulas sudoriparas é como se fosse um radiador natural, fazendo água percorrer as zonas mais quentes do nosso corpo, ao nível da pele, tentando manter o mesmo fresco e em forma.

 

É bom termos uma boa reserva de água para podermos suar normalmente - ou seja, temos de estar hidratados. É importante beber água no dia em que se corre, antes e depois da corrida. Sobretudo depois de correr, pois é ai que ocorre a grande perda de líquidos e há que repô-los. Mas queria ainda reforçar uma coisa: não se deve limpar o suor da pele ao correr. Há a tendência para limpar ao suor à camisa ou mesmo às mãos, para o eliminar da testa e dos braços, mas não o façam. O suor refresca a pele e o melhor é mesmo deixá-lo correr, porque o corpo está a ajudar a refrescar-se a si próprio. Por isso, da próxima vez que tenham a tendência a fazê-lo resistam - porque assim correm menores riscos de sofrer com o calor, sobretudo em dias muito quentes.




pesquisar