porque o melhor da vida passa a correr
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publicado por CityJogger, em 14.05.10 às 11:07link do post | favorito

 

Recentemente uma pessoa deixou o seguinte comentário no blog:

 

Olá! Ao contrário da maioria das pessoas que corre (ao que parece), eu tenciono dar umas corridas para aumentar o peso. Algumas ideias e/ou conselhos?

 

Trata-se de uma questão muito interessante e que deve ser abordada com maior pormenor.

 

De facto, a maioria das pessoas que escolhe começar a correr procura uma perda de peso associada ao exercício, ou pelo menos deseja manter o seu peso. Claro que o mais saudável é não ter uma fixação pelo peso corporal, mas antes por exemplo pela medida da cintura ou do peito, sendo que estas são maneiras mais eficazes de perceber a nossa real forma física.

 

Mas será possível ganhar peso a correr?

 

A resposta surpreendemente é sim. Por três razões:

  1. O exercício físico leva a que o corpo necessite de mais "energia" e por isso é habitual que, quem corre, tenha um maior apetite, sobretudo depois do esforço físico. Ora, se ingerirmos mais calorias do que as que gastamos, é natural que ganhemos peso. É muito importante ter isto em conta, sendo que é possível ganhar peso apesar de ter uma actividade física regular, pois o apetite vai aumentar.
  2. Alguém que não se exercita regularmente tem uma massa adiposa superior a quem se exercita. Ora essa gordura vai ser "gasta", ou melhor "convertida", em massa muscular, que é mais densa e pesada. É natural, sobretudo nos primeiros meses que se verifique um aumento de peso, porque a massa muscular aumenta (sobretudo, mas não só na parte inferior do corpo).
  3. Há estudos que revelam que - no caso de treinos para grandes distâncias - o corpo "aprende" a guardar reservas de energia para gastar em longas distâncias, não gastando tanto como em distâncias mais curtas. No caso por exemplo de maratonistas, eles observam ganhos de peso inesperados ou um "plateau" a partir do qual não baixam de peso, pois o corpo provavelmente afere que necessita daquela energia extra para resistir às distâncias mais longas.

Vemos assim que é possível ganhar peso a correr, embora não seja a corrida o processo ideal para isso. Mas pode ajudar, se mantivermos as distâncias baixas (em volta da meia-maratona, 20km, no máximo).

 

Julgo que, a médio prazo, será de considerar um programa de musculação mais extenso - sobretudo para trabalhar a parte superior do corpo, atingindo uma maior tonificação muscular. Mais massa muscular = peso superior, mas também = um corpo mais saudável, com menos gordura.


BMCOliveira a 22 de Maio de 2010 às 06:19
Boas, em primeiro lugar parabens por este espaço.

Peço desculpa, não desclassifico o que aqui foi dito. As dúvidas que a pessoa tem ao fazer essa questão também já tive iguais e ultrapassei-as.

Sou homem. Já pesei 57 quilos com 1,80 de altura. Hoje tenho uns saudáveis 75.

Sinto-me, assim, na obrigação de partilhar algum conhecimento.

Em primeiro: Para ganhar peso, correr é das piores alternativas. Da mesma maneira qualquer treino que seja à base de resistência/tempo é péssima ideia. Na verdade, eu perdi peso quando comecei a correr, mesmo pesando apenas 57 quilos.

Segundo: Se a opção é mesmo correr, certifica-te que fazes sprints explosivos o máximo que puderes. Por exemplo - Sprint 30 segundos e descansa. Repete até não conseguires mais.

Terceiro: Olha para os corpos dos maratonistas, são musculados e largos? Não. Olha para os corpos dos corredores de 100 metros, são musculados e largos? Sim.

Quarto: Foca-te em exercícios com peso e que exijam grande força muscular e não resistência muscular. Não tentes levantar 50 vezes um peso de 5 quilos. Tenta levantar 10 vezes um peso de 20 quilos. Certo?

Quinto: Come regularmente, refeições equilibradas e 5 ou 6 vezes ao dia. Consome bastantes hidratos de carbono porque quem é magro geneticamente tem um metabolismo acelerado e queima energia a alta velocidade.

Penso que é tudo, falo por experiência própria. Ser magro e não conseguir ganhar musculo é muito chato e não há boa informação por aí.

Espero ter ajudado. Sei que este blog é sobre jogging mas nunca é demais quando é para ajudar.

Um abraço.

CityJogger a 22 de Maio de 2010 às 09:37
Obg pelo seu contributo!



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